sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Camomila “ chamaemelum nobile”



Planta vivaz e anual, alcança de 30 a 50 cm de altura. Origem: Europa. O aroma intenso da camomila despertou o interesse das antigos pesquisadores que acabaram por descobrir várias propriedades que a tornariam tão famosa. Os antigos egípcios tratavam uma doença semelhante à malária com o chá das suas flores. N a Espanha, um tipo de vinho aromatizado com flores de camomila é usado como digestivo. Dizem que a camomila dá muita sorte e ajuda a atrair dinheiro, por isso, em tempos remotos, os jogadores costumavam lavar as mãos com chá de camomila antes dos jogos importantes.


Cultivo: Em solo leve e bem arejado em regiões de clima moderado. Precisa de receber luz solar, pelos menos, 5 horas diárias. Semear entre os meses de Abril e Maio. As sementes não devem ser enterradas muito fundo, pois necessitam de luminosidade para brotar. Cultivada em pequenos grupos pelo jardim, favorece a saúde de outras plantas, podendo inclusive, curar plantas doentes.


Utilização: A camomila é um dos remédios mais populares, desde os nossos antepassados, pelas suas inúmeras propriedades terapêuticas: sedativa, anti-inflamatória, anti-alérgica, anti-séptica, digestiva, alivia cólicas menstruais e tensões da menopausa. Acalma as pessoas nervosas e bebés incomodados com gases no estômago e nos intestinos. O chá natural é usado para realçar o tom dourado dos cabelos louros. Em compressas, suaviza olheiras e olhos inchados. As flores secas de camomila em travesseiros deixam um aroma delicado que acalma e diminui a ansiedade. Um punhado de flores secas na água da banheira relaxa e favorece um sono tranquilo.


Aromaterapia: O óleo essencial de camomila-romana é sedativo e relaxante. Pode ser usado em inalação, infusão, massagens e máscara facial. Combina bem com óleos essenciais de alfazema, bergamota, rosa, néroli, petitigrain e patchuli.


“ Suavidade é a principal característica desta alegre plantinha. Tanto que tem sido usada, desde a Antiguidade, para acalmar os bebés. Muito eficiente também contra as insónias, crises de ansiedade e stress.”

Sem comentários: