
Planta perene, com raízes tuberosas, caule erecto e folhas alternadas, atinge 45 cm a 1 metro de altura.
Na antiguidade, os gauleses e os germanos envenevavam as suas setas com aconito. Especialistas dizem que esta flor, com a sua forma defensiva de elmo, sugere algo neurótico; se fosse uma pessoa, seria alguém magoado e introspectivo, por isso actua de forma terapêutica em nevralgias do nervo trigémeo que, no homem, se estende do pescoço até à face e o crânio. Exactamente para onde a pessoa magoada e introvertida direcciona a sua tensão.
Cultivo: O Aconito, que floresce em solos férteis, tem alto teor venenoso e é cultivado exclusivamente para fins farmacêuticos e utilizado na homeopatia.
Utilização: A planta é usada como componente de misturas medicinais analgésicas no tratamento de reumatismos, gota, ciática, dor de dentes. É também eficaz contra as dores e as afecções causadas por resfriamentos, sempre mediante precrição médica.
"Uma flor com energia de Saturno. A sua forma aristocrática e introvertida sugere os pensadores e eremitas, procurando na solidão encontar os seus próprios pensamentos."
Sem comentários:
Enviar um comentário