quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Alquemila "alchemilla vulgaris" - pé-de-leão


Planta herdácea, atinge de 15 a 50 cm de altura. Origem: África e Europa. O nome Alchemilla, do árabe alkemelych (alquímia) significa " pequena magia" certamente pelas inúmeras propriedades curativas. As suas flores amarelo-esverdeadas, em cachos aparecem no Verão.

As folhas da Alchemilla têm a forma de um manto que a cada manhã mostra no centro uma gota de orvalho. Poetas e alquimistas tiravam dela as suas inpirações e poções mágicas. Pelo seu aspecto de manto e a sua acção protectora e carinhosa, foi acolhida pela igreja Cristã que a chamou de "manto-de-nossa-senhora".


Cultivo: Em solo rico em argila húmida e alcalina. Exposição ao sol ou à sombra parcial. Semear na Primavera ou no Outono. As pequenas plantas podem ser cultivadas dentro de casa.


Utilização: Usar pequenas porções de folhas novas cortadas salpicadas sobre saladas. O sabor é levemente amargo.

A infusão é usada em compressas anti-inflamatórias e cicatrizantes; para desinfecção bucal após extração de dentes; como adstringente e loção contra o acne. Em forma de creme, amacia a pele seca. A erva está relacionada com o útero, sendo usada também no tratamento de inflamações dos orgãos sexuais femininos, para suavizar a menopausa e outros distúrbios ginecológicos.


"Alquemilla, alchemilla vulgaris - pé-de-leão, esta delicada plantinha, cujas folhas têm a forma de uma manto, traz a magia e a transformação. Os alquimistas colhiam as gotas de orvalho que amanheciam em suas folhas para usar nos seus processos alquímicos."

Sem comentários: