sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Verbasco (verbascum thapsus)


Planta bienal e rústica, atinge 2,5 m de altura. Origem: América do Norte. O uso desta planta vem da antiguidade, especialmente como protectora contra a feitiçaria. A própria estrutura das folhas, coberta por pêlos macios, afasta os insectos e os animais, pois irritam a mucosa dos animais nas pastagens. Outra curiosidade é o seu engenho para a recolha da água da chuva que, recolhida pelas folhas mais pequenas, passam para as maiores até chegar às raízes. Com a excepção da flor, a planta é levemente tóxica.


Cultivo: Em solo calcário, bem arejado ao abrigo do sol, embora não seja uma planta de interior. Semear na Primavera ou no Verão. Nos jardins, o pólen e o néctar das flores do verbasco atraem as abelhas.


Utilização: As flores, de um amarelo vivo, são usadas em arranjos florais e, secas para dar cor aos potpourris. Na cosmética, as flores são usadas em cremes e vapor facial para suavizar e amaciar a pele. Os cabelos claros ganham mais brilho com uma infusão forte feita com as flores. Na medicina é usada no tratamento da tosse, rouquidão, asma, ajudando a limpar mucos respiratórios.

“ Diz a lenda que, por ser uma planta mágica, foi dada a Ulisses, em forma de poção, para evitar que a feitiçaria de Circe o transformasse em porco, como o fez com toda a sua tripulação.

O verbasco cresce com a energia de Saturno e tem folhas aveludadas, cobertas de pêlos macios. Macio como deve ser um afago, um carinho.”

Sem comentários: