quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Rosa Silvestre “rosa canina”



Arbusto rústico de raiz fibrosa, atinge 1,20 m de altura. Origem: Pérsia e Hemisfério Norte. O género de rosas é muito amplo com milhares de variedades. Entre as rosas silvestres, a espécie mais popular é a rosa canina, nome científico que em grego, Kinorhodon, significa dente de cão. Rosa, rainha das flores. A flor do amor, da beleza, do perfume inigualável. Inspiração dos artistas, guerreiros e amantes de todos os tempos. Cleópatra seduziu Marco António mergulhada em pétalas de rosas. O conquistador Saladino, ao entrar em Jerusalém, fez com que a Mesquita de Omar fosse purificada com água de rosas. A rosa silvestre, de 5 pétalas, representa o fogo espiritual do sol no coração do homem. A relação entre Vénus e a rosa de 5 pétalas simboliza o nascimento virginal e a ressurreição. Cinco é o número do homem que, de braços e pernas abertos, forma o pentágono regular, e estrela de cinco pontas. Cinco é o numero da vontade humana. O número do artista que deixa a sua marca na matéria.


Cultivo: Em solo argiloso e bem arejado. Exposição plena ao sol e protegida contra o vento. Semear no Outono e podar levemente na Primavera.


Utilização: A rainha das flores é também a mais perfumada, rainha da decoração de ambientes. Na culinária, as suas pétalas perfumadas podem ser usadas em saladas, compotas, vinagres, sorvetes e doces. Na Pérsia antiga, era comum o vinho de rosas. Na cosmética e na medicina tem delicadas propriedades curativas, sendo usada como tónico, anti-séptico e adstringente. Os frutos, cuja forma lembra os dentes dos cães, são ricos em vitamina C.


Aromaterapia: A massagem de óleo essencial de rosas é tão reconfortante e inspiradora que não posso deixar de citar os extraídos das espécies de rosa-branca, rosa-vermelha e rosa de damasco. Afrodisíacos, restauram a confiança nos relacionamentos e despertam o amor. Podem ser usados em banho aromático, massagem, fricção, compressa, escalda-pés, infusão, perfume, loções e travesseiro aromático.


“ Cinco é o número de pétalas da rosa silvestre. Cinco representa a força de vontade humana. (…) A rosa representa o fogo espiritual do Sol no coração do homem. É o símbolo do amor.”

Sem comentários: