
Planta herbácea perene, alcança 1 metro de altura: Origem: Encontrada em praticamente todas as regiões do planeta. As sua folhas chegam a ter 30 cm de largura e as suas flores são brancas, amarelas e violáceas.
O nome Symphytum tem origem grega (symphein = coalescer), significa "crescer junto" e refere-se à propriedade da raiz mucilaginosa que une e cicatriza a carne e os ossos. Segundo, Culpepper, médico e astrólogo do século XVII, o seu poder de unir e consolidar é tanto que, se fervido junto com carne picada juntará os pedaços novamente.
Cultivo: Em solo rico em matéria orgânica, bem drenado e pouco ácido. Luz plena. O Confrei é de difícil cultivo, pois prefere os terrenos húmidos às margens dos rios, lagos e lugares frescos.
Utilização: O Confrei é considerado uma farmácia completa, usado em tratamentos internos e externos, actuando como anti-inflamatório, anti-reumático, emoliente, adstrigente. É um excelente expectorante no combate de doenças respiratórias. Activa o pâncreas, produzindo mais insulina, por isso usado por diabéticos. É uma planta com maior poder cicatrizante em feridas e queimaduras usado também no tratamento da úlcera gástrica e duodenal. Estimula o crescimento celular e a formação de glóbulos vermelhos.
Usado em compressas, amolece os tecidos inflamados pelas dores, sendo usado em artrites e reumatismo crónico.
A seiva contida nas folhas e nas raízes estimula a formação de novos tecidos na pele, por isso é usada´em cosméticos, para suavizar as rugase prevenir o envelhecimento precoce.
" Sob a protecção de Saturno, o Confrei, - Symphytum officinale - consólida-maior, apresenta folhas que crescem sem hastes, directamente da caule, como se não pudessem existir de outra maneira. As suas folhas estão voltadas para a terra, numa atitude fechada e introvertida."
Sem comentários:
Enviar um comentário