
Arbusto aromático, atinge de 1 a 2 m de altura. Origem: Norte da Europa e Rússia. A angélica foi considerada pelos antigos como um presente do Arcanjo Miguel, o grande defensor da humanidade, para livrar os homens das infecções e protegê-los de todos os males.
Cultivo: Em solo profundo e húmido à sombra. Se estiver ao sol, o solo deve ser coberto com um composto vegetal. Semear no início do Outono. As mudas devem ser transplantadas na Primavera.
Utilização: As folhas podem ser cozidas junto com frutas para reduzir a quantidade de açúcar necessária. É usada também como ingrediente de licores.
As flores são usadas em arranjos florais e as folhas para aromatizar potpourris. Em cosmética é utilizada como aromatizante de perfumes e cremes dentais. Tem propriedades diuréticas e estimulante do aparelho digestivo. As folhas são usadas como tónico para as constipações e flatulência. As sementes são usadas contra a má digestão e a raiz contra a acidez estomacal.
Aromaterapia: O óleo essencial de angélica é estimulante, aumenta a confiança. Pode ser usado em compressas, aromatização ambiental, banhos, infusão, inalaçãoe massagem. Combina bem com óleos essenciais de bergamota, erva-cidreira, limão, junípero e sálvia.
“ Usada desde a Idade Média para tratamento de muitos males, protege e conforta o coração e o espírito. O nome da planta, deriva do facto de, no Norte da Europa, desabrochar na época das festividades de São Miguel Arcanjo.”
Sem comentários:
Enviar um comentário