quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Erva-doce "Foeniculum vulgare" - Funcho


Planta perene ou bienal, chega a 2,5 m de altura. Origem: Europa. Cultivada desde a Antiguidade, era uma das ervas preferidas dos romanos. Guerreiros e gladiadores comiam funcho para manter a força e o vigor. Já as mulheres romanas era com objectivo de combater a obesidade. Plínio listou 22 usos para a erva-doce. Pelos seus inúmeros poderes, inclusivé os terapeuticos, Carlos Magno, em 812 d. C, decretou o cultivo desta planta em todos os jardins imperiais.


Cultivo: Em solo argiloso e bem arejado, com exposição ao sol para que a semente amadureça. Semear do fim da Primavera ao início do Verão. Não é uma planta para ser cultivada dentro de casa. A erva-doce deve ser cultivada isoladadas outras plantas, pois prejudica todas à sua volta. Não plantar perto do coentro, absinto ou erva-cidreira, que prejudicam a sua produção de sementes.


Utilização: Da semente à raíz, tudo na erva-doce é comestível. As sementes podem ser usadas em molhos, peixes e pães. São usadas também para perfumar carnes na grelha, linguiças e salames, para temperar maçãs assadas e dar um sabor especial e característico a alguns biscoitos ou bolos. As folhas, os caules novos, assim como a raíz, fazem deliciosas e refrescantes saladas. Mastigar as sementes suaviza o hálito. As sementes e as folhas usadas em vapores faciais e banhos promovem uma limpeza profunda.


Aromaterapia: O óleo essencial de erva-doce é calmante e relaxante. Pode ser usado em infusão, massagem, banho, compressa, cataplasma e escalda-pés. Combina bem com óleos essenciais de erva-cidreira (lemongrass), sândalo, alecrim, sálvia e endro.


"Uma das 9 ervas sagradas para os anglo-saxões, que creditavam a esta planta poderes contra o mal. Podemos dizer que se trata de uma planta de temperamento forte e decidido, pelas características que mostra no plantio: ela prejudica as demais plantas à sua volta, não combina com o coentro e não produz semente quando plantada perto do absinto e da erva-cidreira."

Sem comentários: