quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Erva-de-são-joão "hipericum perforatum"- hipericão


Pequeno arbusto, de porte erecto, atinge cerca de 1 m de altura. Origem: Europa, Leste da Rússia, China, Austrália, África e América.

Hipócrates, pai da medicina, recomendava o hipericão como remédio anti-inflamatório e refrescante. Sebastián Kneipp recomendava passar o óleo, desta planta, em contusões, artrites, nevralgias e processos dolorosos.

Cultivo: A erva-de-são-joão cresce abundantemente em solo arenoso e floresce em 24 de Junho, dia de São João. As suas folhas são opostas, aos pares e se colocadas contra a luz, podem ser vistas as sua glandúlas translúcidas com óleo. As flores são numerosas de cinco pétalas persistentes, de coloração amarela.

Utilização: Planta aromáticae medicinal, a erva-de-são-joão é expectorante e cicatrizante. Outras variedades de hipericão têm as mesmas propriedades terapeuticas do hipericão ordinário. Empregado também nas perturbações psíquicas, estados depressivos, ansiedade excitamento nervoso e como calmante nos casos de insónias.

"A erva-de-são-joão (hipericum perforatum) floresce no zenite do Sol, no meio do Verão. E é o Sol quem lhe imprime um grande poder de cura, actuando no fortelecimento dos nervos e da alma, afugentando o tédio e a melancolia."

Sem comentários: