
Planta anual e rústica com cerca de 35 cm de altura. Origem: Egipto. As alegres e vibrantes maravilhas são muito comuns nos jardins. Desde a Antiguidade tem sido muito cultivada e usada como decoração e em cosméticos egípcios e hindus. Persas e gregos aromatizavam e decoravam a comida com as suas pétalas douradas.
Cultivo: Planta muito resistente, tolera quase todo o tipo de solo, mas é preferível argila fina e muita exposição solar. Semear na Primavera, em jardim ou vaso. Para florescer continuamente é preciso que as flores murchas sejam cortadas. Colher as flores desabrocharem e as folhas ainda novas.
Utilização: As folhas novas podem ser salpicadas em saladas e guisados. As pétalas das flores, de gosto picante, dão cor e sabor aos alimentos como arroz, peixes, sopas, omoletas, iogurtes e muitos outros. As flores secas dão cor viva aos potpourris. As maravilhas são anti-sépticas e têm propriedades cicatrizantes.
“ Esta simples e adorável florzinha tem a cara da alegria. Enfeita muitos jardins e muitas mulheres, pois é usada como componente de produtos cosméticos (…) Na Antiguidade, os hindus decoravam com maravilhas os altares dos templos e os egípcios acreditavam no dom do rejuvenescimento.”
Sem comentários:
Enviar um comentário